As vezes eu ouço e leio em diversos veículos de comunicação, que o futebol carioca está decadente, fraco e onde se 'hospedam' refugos de times paulistas e jogadores voltando da Europa porque não deram certo por lá.
Mas um fato curioso acontece nestes últimos anos. Por quê o São Paulo, que é considerado o melhor time do Brasil e o de melhor estrutura, vem até o Rio de Janeiro para contratar os seus reforços para as temporadas seguintes, se o futebol carioca é essa coisa horrorosa toda?
No ínicio do ano, o tricolor tirou Joílson e Juninho do Botafogo e repatriou André Lima no meio do ano, onde havia feito sucesso no alvinegro carioca também.
Agora no fim de 2008 os são-paulinos foram ainda mais longe. Contrataram o contestado zagueiro Renato Silva do Botafogo, o lateral Wágner Diniz do rebaixado Vasco da Gama, além de Washington, o centroavante tricolor. E ainda há o interesse no lateral Júnior César e no meia Arouca, e só não fechou com Conca devido ao alto valor pedido pelo River Plate.
E não é só o São Paulo que vem ao Rio buscar suas peças. O Santos tirou Mádson do Vasco, Lúcio Flávio do Botafogo e tenta tirar Triguinho. O Palmeiras tem interesse em Júnior César do Flu e no lateral Léo Moura do Fla. O Corinthians veio para buscar Jorge Henrique e Túlio, ambos do Botafogo.
A pergunta que não quer calar é a seguinte: o futebol carioca é tão fraco assim?