terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Série B não é o fim do mundo

Quando o Vasco caiu para a série B, os torcedores entraram em desespero. Um deles chegou até a tentar se matar, atirando-se do alto da marquise de São Januário, numa cena patética em minha opinião. Pra mim o jovem torcedor quis chamar mais a atenção da mídia do que propriamente tentar o suicídio. Enfim...

Na minha opinião, os torcedores vascaínos não deveriam entrar nesse desespero. Hoje, a série B não é mais o campeonato obscuro que era antigamente. Difícil era cair e ter que voltar com aqueles quadrangulares macabros em que Botafogo, Palmeiras e Grêmio jogaram. E ainda por cima, apenas dois times voltavam para série A. Além do mais tinham muito mais times fortes do que tem hoje. Vide Sport e Náutico que ficaram anos por lá. Corinthians e Atlético-MG para mim, pegaram a "barbadinha" da série B.

Se nem time de série A aguenta um campeonato de pontos corridos com força até o fim, que dirá uma equipe de série B que muda o elenco constantemente e ainda perde os jogadores para série A.

Uma tese do comentarista Maurício Noriega da SporTv define bem um time grande na série B.

"É como se fosse um aluno reprovado em uma escola particular, que como forma de castigo os pais o colocaram para estudar numa escola pública. A diferença de ensino gritante faz com que o aluno passe fácilmente de ano e retorne para sua escola anterior, ou outra particular qualquer. O que não garante que ele continuará com os redimentos do ano em que passou pela escola pública."

A única coisa ruim é a gozação dos outros torcedores, fora isso é alegria quase o ano todo.

E cá entre nós, se o Vasco não conseguir montar um time pra ficar entre os quatro primeiros da série B, é melhor fechar as portas.

4 comentários:

Malu Cabral disse...

Segundona e como um castigo: olha, vc ficará sem usar o PC por um ano, por um mes, por uma semana. Depois volta tudo ao normal.Assim eu penso.
É como uma reflexão da torcida, dos jogadores, do clube em si.Algo necessita mudar ou tudo precisa mudar.
Eu lamentei a queda do vasco. Isso enfraquece o futebol carioca. Se fosse o flamengo eu daria uma festa pela arrogância.
Fiquei com pena do Edmundo encerrar sua carreira dessa maneira, um grande jogador.
Enfim, fica aí a lição.
Muito boa a sua análise!
Beju

Anônimo disse...

Nossa Fefeu, voce escreve muito bem, esta de parabens pelo blog!
Esse ano foi o ano em que mais assisti jogos de futebol e tambem, mais fui a jogos... como vascaína, tirei a liçao que todos os torcedores do vasco devem ter tambem: devemos apoiar nosso time seja na serie A, ou na serie B. O rebaixamento foi um golpe duro para todos os torcedores, entretanto torço e acredito na volta por cima!
beijos

blogdocaio disse...

Discordo totalmente. Antigamente tinham os quadrangulares, mas dificilmente um grande não subiria.. As chances de uma zebra eram quase nulas.. até porque inicialmente se classficavam OITO times, ou seja, a regularidade não existia. O clube podia fazer um time bem meia-boca, sem planejamento que ainda sim as chances de um acesso seriam bem grandes.
Nesse regulamento de pontos corridos, o clube grande que cair e não se agilizar vai ficar por lá na segundona.. Assim como foi com o Coritiba, que só conseguiu subir na segunda tentativa por não ter levado a sério no primeiro ano que disputou, após a queda em 2005. Mas se fosse no regulamento antigo, quem sabe teria subido logo de primeira, se classificando entre os oito para um dos quadrangulares da segunda fase.

Anônimo disse...

Série B faz bem.